Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - ALIMENTOS COMERCIALIZADOS POR AMBULANTES: UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Estudo realizado por pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná buscou avaliar as condições higiênico-sanitárias de pontos de venda que comercializam produtos alimentícios em ruas; tendo em vista as implicações que tais alimentos podem trazer à saúde do público consumidor, especialmente quanto à inocuidade de alimentos e segurança alimentar.


Para tanto, foram averiguados vinte e quatro locais em que alimentos eram comercializados na região de Ponta Grossa (Paraná), com o emprego de uma ficha de verificação construída a partir do modelo de Vigilância Sanitária, para verificação de aspectos ligados à inocuidade de alimentos ligados à infra-estrutura, manipuladores, equipamentos e utensílios e produção dos alimentos comercializados.
Com este estudo foi visto que estabelecimentos participantes apresentavam infraestrutura (70,8%); equipamentos (45,8%); higiene dos manipuladores (70,8%) e condições de preparo dos alimentos (41,7 %) ruins, quanto à inocuidade.
Diante deste cenário, os autores passam a discutir a importância de adoção de medidas que contribuam para o desenvolvimento de intervenções educativas destinadas a vendedores e comerciantes, a fim de reduzir a ocorrência de erros e riscos à saúde do consumidor.
Para ler o artigo na íntegra, acesse este link.


REFERÊNCIA:

Mallon C, Bortolozo AFQ. Alimentos comercializados por ambulantes: uma questão de segurança alimentar. Biol. Saúde. Ponta Grossa, 10 (3/4): 65-76, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/biologica/article/viewFile/402/405. Acesso em 24 Out 2017


Um comentário: